Gato de Bonsucesso vai levar tema das Mil e Uma Noites para o Carnaval 2024

Cultura, Música, Notícias

Por Carolina Vaz

Foto de capa: Raysa Castro

O G.R.E.S. Gato de Bonsucesso teve, na última sexta-feira (10), a grande final da disputa de sambas para 2024. Após uma competição que começou em 13 de outubro com cinco sambas concorrentes, a partir do tema geral Abre-te Sésamo, venceu o samba 13. Esta última etapa foi uma grande festa para a comunidade, que já pôde ver vários dos elementos do desfile de 2024, como adereços e fantasias, além de algumas das alas da escola.

Apresentação dos segmentos

O evento que finalmente apresentaria o samba que vai representar o bairro na Intendente Magalhães em 2024 começou cedo na sexta-feira, às 19h, e logo foi enchendo a quadra na Nova Holanda de moradores, visitantes e componentes das alas. A animação das primeiras horas ficou por conta do Grupo Serenidade, tocando sucessos do samba e do pagode como “Malando”, de Jorge Aragão, “Não sou mais Disso”, de Zeca Pagodinho e “Conselho”, também gravado por Jorge Aragão.

Quando a quadra já estava cheia, a escola começou a apresentar seus segmentos, a começar pelas passistas, responsáveis por mostrar o samba no pé e a fantasia do ano que vem, já com referências a dança do ventre, ciganas e outras características. Quem também brilhou já exibindo a fantasia de 2024 foi a rainha de bateria Karol Vieira, adornada de moedas típicas das roupas de ciganas e utilizando o azul, que predominou também na roupa das passistas. Já o mestre-sala Gabriel Coleto e a porta-bandeira Gabriella Figueira trajaram branco, outra cor da escola, com detalhes em dourado. Eles levaram a bandeira da escola para ser exaltada pelo público presente.

Pessoal da ala das passistas com a musa do Gato. Foto: Raysa Castro.
A rainha de bateria Karol Vieira exibiu a fantasia que vai usar no desfile. Foto: Raysa Castro.
Mestre-sala e porta-bandeira chegaram com o branco da escola e o dourado do tema. Foto: Raysa Castro.

A referência aos países árabes no samba-enredo promete trazer muito dourado para a Avenida, como também pôde ser visto na fantasia da musa da escola. Quem também fez um pequeno desfile na quadra, cantando os sambas históricos do Gato, foi a velha-guarda, vestindo o azul e branco da escola já estampado para o tema do ano que vem. Todo esse samba foi guiado pelos intérpretes Felipão Lima e Paula Princi, e pela bateria da escola já uniformizada.

Foto: Raysa Castro.
Velha-guarda da escola também desfilou na final. Foto: Raysa Castro.
Cinco sambas em disputa

Segundo informações do carnavalesco Hugo Silva, o tema “Abre-te Sésamo” vem para referenciar contos, fantasia, esperança, prosperidade. “Partiu de um pensamento de um grande sonho, de uma grande viagem… eu pensei nos sonhos de Sherazade, nos contos que ela criou e daí nasceu o nosso enredo”, contou. A personagem Sherazade é conhecida como a responsável pelo livro “As mil e uma noites”, uma obra de contos árabes. Um desses contos é “Ali Babá e os Quarenta Ladrões”, de onde vem a frase “Abre-te, sésamo”. A frase mágica, no conto, é utilizada para abrir uma caverna de tesouros.

O tema foi bem recebido pelas parcerias, na opinião do carnavalesco, e todos os sambas que chegaram até a final trabalharam bem o tema e a composição de acordo com as alas que a escola terá. Ter adiantado os trabalhos neste ano para o desfile de 2024 ajudou, uma vez que a escola já consegue visualizar como será cada ala, com qual fantasia, e como a música deve entrar nessa soma e tornar tudo uma coisa só. Segundo Iuri Dantas, diretor de comunicação da escola, a disputa começou com cinco sambas, e numa semifinal dois foram eliminados. Essa seleção não se restringe à composição, tem outros quesitos que são avaliados na apresentação: “É a torcida, a musicalidade, a forma como eles vão se apresentar… isso é muito importante porque a bateria junto com o carro de som é o coração da escola”. O carnavalesco Hugo Silva complementa, mostrando que o samba deve ter uma ordem de assuntos de acordo com a ordem das alas: “O objetivo é fazer um desfile de fácil leitura, de ouvir o samba e compreender o que está passando na avenida”.

O diretor de comunicação Iuri Dantas e o carnavalesco Hugo Silva. Foto: Raysa Castro.
Parte da diretoria do Gato do Bonsucesso. Foto: Raysa Castro.

Foi com muita torcida que a parceria do Samba 13 chegou pra Final na última sexta-feira, e com centenas de moradores presentes, após a apresentação dos três sambas concorrentes, ganhou a disputa. Veja abaixo a composição de Aldair Careca, João Vidal, Cosme Araújo, Cláudio Vagareza, Thiago Martins, Luciano Flauzino, Valtinho Braga, Gilberto Júnior, Ali Gringo Jabr, Mauro Naval, Léo 30, Luís Carlos D’avenida e J. Martins.

Torcida do Samba 13 compareceu uniformizada à disputa. Foto: Raysa Castro.

Abre-te, Sésamo

Viajando vai o Gato!

Sambista de fato, meu eterno amor

Abre-te, Sésamo!

Sob a proteção dos guardiões

Nossa gente é um “Saara” de emoções

“Grandes palácios” erguidos às mãos

De quem luta para ganhar o pão

Mistura alaúde com pandeiro e violão

Mascates e comerciantes

Meu Rio virou “Oásis” desse chão!

Estende o tapete pra Maré passar

O aroma que faz enfeitiçar

Entre becos e vielas tem “Rainha Sherazade”

1001 noites na comunidade

Todo moleque é feito Aladim

Genialidade a luzir entre Jasmines

Por sete mares a viagem continua

Meu maior tesouro

Nosso povo pelas ruas

Meu pavilhão ninguém vai roubar

Vale ouro, inshalá

Basta acreditar

Que em cada encanto de um rincão

A história não tem cesso

Canta forte, Bonsucesso!

Chegou o dia eu sigo sonhando

Aceditando no meu Gato campeão

Devoção que me inspira, sob as bênçãos de Alah

De turbante azul e branco pra comemorar

Agora que a comunidade conheceu o samba de 2024, novos eventos virão para revelar mais sobre o desfile e envolver os moradores, que são fundamentais na composição das alas. “A partir da escolha de samba de hoje nós teremos os ensaios de cantos, para a comunidade começar a se adaptar ao samba-enredo que vai ser escolhido para 2024 e começar a se adequar àquela ala que futuramente vai ser a ala em que vão desfilar”, explica Iuri Dantas.

Bateria do Gato também mostrou seu talento na execução dos sambas. Foto: Raysa Castro.

Em breve, em novo evento serão apresentadas as alas do desfile e os croquis das fantasias, que já estão prontos e em preparação no ateliê. Ainda este ano a escola deve organizar um ensaio de canto, e em 2024 os ensaios das alas, rumo ao Carnaval na Intendente Magalhães.

Moradores que queiram fazer parte da bateria e da ala das passistas podem frequentar as oficinas na escola. As passistas ensaiam na quarta-feira e a oficina de ritmista acontece às quintas, mais informações e inscrições podem ser feitas no número de Whatsapp: 21 98020-4865.

Comentários