Gato de Bonsucesso leva princesas e sultões a desfile na Intendente Magalhães

Cultura, Notícias

Por Carolina Vaz
Foto de capa: Rodrigo Matos

O Gato de Bonsucesso, escola de samba da Maré que acaba de completar 25 anos, mais uma vez se fez presente na Série Bronze do Carnaval carioca, levando centenas de mareenses para a avenida Intendente Magalhães, em Oswaldo Cruz. A escola dividiu o primeiro dia de desfiles da Série Bronze com agremiações de outros bairros como Brás de Pina, Bangu, Vilar dos Telles e Cidade de Deus. O Gato foi a última escola a desfilar no dia 12 de fevereiro, mantendo a empolgação do público até o último componente.

O desfile foi a conclusão de cerca de cinco meses de trabalho da escola, que anunciou seu samba-enredo para 2024, já com alguns elementos dos tripés e fantasias do desfile, em novembro passado. Com o tema “Abre-te, Sésamo”, o samba referenciava os contos das 1001 Noites, e os adereços, fantasias, carro e tripés na Avenida traziam elementos do mundo árabe como conhecido nos contos de mais de 300 anos.

A preparação ao longo deste tempo foi intensa para algumas peças fundamentais da escola, entre elas a intérprete Paula Princi, de 38 anos. É ela quem canta o samba durante todo o desfile junto a Felipão Lima, e contou ter se preparado antes com muita água, aquecimento da voz e sono em dia. Apesar de já ter cantado o samba muitas vezes, o sentimento do desfile é incomparável: “Na verdade é emocionante tanto na quadra quanto aqui, mas aqui tem uma emoção maior porque a gente já vem com aquela energia toda. Desde a escolha do samba, desde a gravação, e aí quando chega aqui é o momento da explosão, é um momento único que a gente tem. São minutos para poder apresentar o trabalho”, conta.

Paula Princi contou ter preservado a voz para cantar bem o samba na avenida. Foto: Rodrigo Matos.
Imprevistos com fantasias

Após um dia intenso de distribuição de fantasias na quadra da Nova Holanda, últimos ajustes nos elementos para o desfile e o envio de 5 ônibus cheios de mareenses para Oswaldo Cruz na madrugada do dia 12, a escola teve uma infeliz surpresa: o ateliê não enviou as fantasias das baianas e da bateria, partes fundamentais de todo desfile de escola de samba. Várias das baianas tiveram que desfilar com as roupas com as quais tinham ido ao evento, e, no caso da bateria, os homens tocaram sem camisa para padronizar a estética. O Gato esclareceu o ocorrido em nota publicada no Facebook.

Tanto bateria quanto Baianas quebraram um pouco a expectativa de jurados e público presente, já que a escola começou tão bem: a comissão de frente, composta por 12 bailarinos, apresentava sua coreografia precedendo um “carro”, aparentemente um par de portas fechadas, de onde saía a musa que representava Sherazade. Exatamente como fala o início do samba: “Abre-te, Sésamo”. A partir daí, as alas, musas, destaques, porta-bandeira e mestre-sala, o carro e os tripés faziam referência a elementos da cultura árabe como os camelos, mercadores, encantadores de serpentes, odaliscas, palácios, tesouros e instrumentos como o alaúde, assim como também personagens de contos a exemplo de Aladdin e Jasmin, e as Mil e Uma Noites. Confira abaixo o samba que a escola levou para a Intendente e fotos das alas presentes no desfile que marcou os 25 anos da escola.

Abre-te, Sésamo

Viajando vai o Gato!

Sambista de fato, meu eterno amor

Abre-te, Sésamo!

Sob a proteção dos guardiões

Nossa gente é um “Saara” de emoções

“Grandes palácios” erguidos às mãos

De quem luta para ganhar o pão

Mistura alaúde com pandeiro e violão

Mascates e comerciantes

Meu Rio virou “Oásis” desse chão!

Estende o tapete pra Maré passar

O aroma que faz enfeitiçar

Entre becos e vielas tem “Rainha Sherazade”

1001 noites na comunidade

Todo moleque é feito Aladim

Genialidade a luzir entre Jasmines

Por sete mares a viagem continua

Meu maior tesouro

Nosso povo pelas ruas

Meu pavilhão ninguém vai roubar

Vale ouro, inshalá

Basta acreditar

Que em cada encanto de um rincão

A história não tem cesso

Canta forte, Bonsucesso!

Chegou o dia eu sigo sonhando

Aceditando no meu Gato campeão

Devoção que me inspira, sob as bênçãos de Alah

De turbante azul e branco pra comemorar

Comissão de frente apresentava Sherazade ao público. Foto: Rodrigo Matos.
Segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira representava o Desejo de Amor Eterno. Foto: Rodrigo Matos.
Carro Chá de Muitos Aromas representava o comércio de especiarias e o destaque Bruno Raphael vestiu a fantasia O Grande Sultão. Foto: Rodrigo Matos.
A escola não poderia deixar de levar o Gato, que chegou estilizado no Tripé Pede Passagem, um dos primeiros do desfile. Foto: Rodrigo Matos.
A falta de fantasia não impediu a bateria de manter o ritmo e executar o samba tantas vezes ensaiado. Foto: Rodrigo Matos.
Componentes da ala das Baianas também não desanimaram com o imprevisto. Foto: Rodrigo Matos.
Os camelos que já enfeitavam a quadra do Gato desde novembro estavam no carro Abre-Alas, que representa o palácio onde Sherazade deu início aos contos das Mil e Uma Noites. Foto: Rodrigo Matos.
Ala Lâmpada Mágica, parte das mulheres, referenciando a história de Alladim. Foto: Rodrigo Matos.
Parte masculina da ala Lâmpada Mágica. Foto: Rodrigo Matos.
A musicalidade foi representada na ala Alaúde e Violão, que faz a conexão entre Arábia e Brasil. Foto: Rodrigo Matos.
Rainha de bateria Karol Vieira garantiu o dourado da avenida com a fantasia A Joia do Tesouro. Foto: Rodrigo Matos.
As passistas da escola representavam a princesa Jasmin. Foto: Rodrigo Matos.
Logo no início do desfile, Velha Guarda levou o orgulho da escola para o início do desfile. Foto: Rodrigo Matos.
Porta-bandeira Gabriella Figueira e mestre-sala Gabriel Coleto garantiram a exibição do pavilhão na avenida. Foto: Rodrigo Matos.

A escola, agora, trabalha com a reestruturação de sua Diretoria, contando com o apoio da comunidade para planejar o avanço do Gato de Bonsucesso, um dos bens culturais do Conjunto de Favelas da Maré. A apuração e consequente pontuação das escolas da Série Bronze será realizada amanhã (20).

Veja mais fotos:

Comentários